quinta-feira, 23 de abril de 2009

Atividade Maria-vai-com-as-outras

Considerando fatos acontecidos na escola, com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, nos quais uma grande quantidade de educandos praticaram ações incorretas, seguindo outros sem saber o porquê, foi discutida a necessidade das pessoas terem opinião própria, decidir o que fazer, agir, definir gostos e comportamentos por si mesmo, independente da opinião alheia.

Foi estudado o sentido da frase “maria-vai-com-as-outras”, geralmente aplicada para denominar uma pessoa sem convicção do que faz, que não defende suas idéias, suas opiniões e seus posicionamentos, não tem vontade própria, e deixa se influenciar sem pensar no significado das suas ações, uma pessoa que tem o hábito de fazer aquilo que os outros fazem.

Após essa discussão os alunos leram o Livro Maria-Vai-Com-As-Outras da escritora Sylvia Orthof, publicado pela editora Ática.

A história é sobre um ovelha chamada Maria que ia sempre ‘onde as outras ovelhas iam’ e fazia sempre ‘o que as outras faziam. Quando faziam coisas ruins Maria fazia também. Mas ela começou a refletir sobre isso e um dia percebeu que cada um podia seguir o seu próprio caminho.

A obra a partir de uma metáfora "a ovelha", mostra numa linguagem simples e lúdica que é errado seguir sempre os outros, nos levando a concluir que devemos conquistar nossa personalidade nas pequenas coisas.

Os alunos ilustraram o livro a partir do estudo e utilização de figuras geométricas. Os planos de fundo foram construídos com imagens Jpeg (céu, nuvens, paisagens, neve, jiló, etc.) obtidas por pesquisa na internet. O editor de gráficos utilizado foi o Br Office Draw, uma versão do Corel Draw. O trabalho foi disponibilizado eletronicamente no Blog da escola.

Atenção!
Veja os trabalhos dos alunos em “Slides dos alunos” e não se esqueça dos comentários.

Profa Eliecília M. Serafim

Nenhum comentário: