Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Folclore

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Boitatá

Boitatá é representada por uma cobra de fogo com muitos olhos brilhando, que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza


segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.






Diabinho da garrafa


O diabinho da garrafa nasce de um ovo é resultado de um pacto que se faz com o diabo: onde a pessoa pede riqueza e em troca dá a alma ao diabo.
.



Mãe-D'água


A mãe-d'água tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, encanta os homens, consegue levá-los para o fundo das águas.





Curupira





O curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza.



Boto


O boto é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.






Lobisomem


Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente.

Mula-sem-cabeça

Mula-sem-cabeça - conta-se que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.


sexta-feira, 3 de agosto de 2007

PROJETO FOLCLORE - Assombrações

PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO - MITOS E LENDAS


Introdução

O Brasil possui um riquíssimo patrimônio cultural, singular pela sua pluralidade, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação. Dentro dele insere-se o folclore que se caracteriza por manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais.


O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E, a saber, parte de sua História.

O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura. No Centro-Oeste do País as tradições se mantêm vivas. Há muito tempo elas fazem parte da vida de muitas pessoas.

Podemos definir o folclore também como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

Esses bens culturais de natureza imaterial, sobrevivem graças a força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.Neste sentido, no projeto folclore serão abordados Mitos e Lendas do Brasil como o Boitatá, , saci-pererê, curupira, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore e a Mãe-D'água.



Objetivos
contribuir para que os alunos e alunas possam:
- Compreender os saberes tradicionais populares para fortalecimento da identidade brasileira;
- Resgatar , vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Conhecer e aplicar figuras geométricas em desenhos;
- Desenvolver a percepção de combinação de cores em imagens;
- Conhecer e aplicar recursos gráficos do Paint Brush.
- Conhecer formas de pesquisa na internet.


Metodologia
- Pesquisar com os alunos manifestações da cultura popular brasileira na internet;
- Analisar e discutir cada uma delas;
- Criar desenhos no paint ilustrando o trabalho, usando a criatividade e a expressão gráfica;
- Navegar em alguns sites para pesquisar sobre folclore;
- Discutir com o grupo a cultura popular brasileira;
- Construir um texto próprio sobre folclore;

- Disponibilizar as imagens no blog da escola.

Bibliografia
FolcloreBrasileiro
. Disponível em:
Projeto Encontro com o Folclore. Disponível em:

Flickr